Carteira profissional será obrigatória a partir de 2023

Direção Geral do Emprego

A Carteira Profissional nas profissões de Empregado de Mesa e bar, Guia de Turismo, Rececionista de hotel, Pasteleiro e Cozinheiro, passará a ser obrigatória a partir de 2023. A informação foi avançada pelo Diretor Geral do Emprego, Danilson Borges, durante o encontro de socialização e divulgação do regime jurídico que regula a carteira profissional, com os operadores do setor de Hotelaria, Restauração e Turismo da Ilha do Sal.

Com esta medida, segundo aquele responsável, o Governo pretende melhorar a organização do setor, preservar a saúde pública, bem como a qualificação profissional para a prestação de serviços turísticos de qualidade.

Danilson Borges disse ainda, que a emissão da carteira profissional, iniciará a partir de outubro deste ano, através de uma plataforma digital que está a ser concebida.

O encontro de socialização do regime jurídico da carteira profissional contou com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Santos, que na sua intervenção disse que, para ter qualidade e diversificação no setor, é necessário apostar na qualificação profissional dos profissionais.

“Cabo Verde como um pequeno destino, se quer continuar neste mundo competitivo que é o mundo do turismo, tem que atuar na diferenciação. Para diferenciar o produto tem que ter também qualidade, e esta qualidade tem que ser através da qualificação das pessoas, defendeu o Ministro.

A introdução da carteira profissional, de acordo com o executivo, é um elemento importante para o alcance da qualificação, sendo necessário “separar o joio do trigo”, de forma a ter as melhores competências e reconhecer aquelas que não passaram pela formação profissional.

A carteira profissional foi instituída pelo Governo, através da Lei nº107/IX/2020 de 14 de dezembro, como condição indispensável para o acesso e exercício de profissões ligadas às áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo.