Lançado o novo Programa de Emprego e Empregabilidade

Direção Geral do Emprego

O novo Programa de Emprego e Empregabilidade de Apoio ao Setor da Formação Profissional, no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação (PIC), assinado entre Cabo Verde e Luxemburgo, foi lançado ontem, dia 19, na cidade da Praia, na reunião do Comité de Pilotagem.

O encontro foi presidido pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, e contou com a presença do diretor da Cooperação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeu do Grão-Ducado de Luxemburgo, Christophe Schiltz.

Olavo Correia na sua intervenção, referiu que no quadro da cooperação com Luxemburgo, existe um trabalho feito, um património material e imaterial que poderá ser otimizado para a concretização da ambição de Cabo Verde.

“São investimentos distintos e marcantes, como a Escola de Hotelaria e Turismo, o CERMI, os vários centros de formação em todas as ilhas de Cabo Verde, para além do financiamento em relação ao acesso à formação profissional”, mencionou.

Segundo o Governante, pretende-se utilizar este património para fazer de Cabo Verde um hub de formação profissional que abarca não só o mercado nacional, como também o internacional, “formando não só jovens cabo-verdianos, mas jovens do continente africano, jovens da CPLP para serem colocados no mercado cabo-verdiano e no mercado mundial”.

“Queremos transformar Cabo Verde num país de oportunidades para os jovens, através da educação inclusiva e de excelência, mas também de qualificação para a empregabilidade, abrangendo, nomeadamente os jovens NEET, mas também de um ecossistema favorável ao empreendedorismo e num contexto de uma economia que cresce e que gera emprego”, considerou Olavo Correia.

Por seu lado, Christophe Schiltz, frisou que uma parte importante do Programa será dedicada aos jovens NEET – jovens que não estudam, não trabalham e nem estão numa formação.

“Sua inclusão na sociedade produtiva contribuirá, não só, para tirar esses jovens de uma situação social e familiar difícil, mas contribuirá, também e, sobretudo, para interromper um ciclo de pobreza e garantir a erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde”, argumentou